Gírias de Funkeiro, Baile da favela

Gírias de Funkeiro

Você sabe o que é Gíria ? provavelmente sim, como todos sabemos Gíria é um modo de falar, (Linguagem) ou melhor definindo a Gíria é :  é uma linguagem de caráter popular, criada e usada por determinados grupos sociais ou profissionais. São criadas para substituir termos ou conceitos oficiais (usados tradicionalmente).

No mundo do funk essas expressão ganham mais forças, o DiárioWORD.com separou as Gírias mais popular do mundo do funk.

veja quais são;

Gírias de Funkeiro
Gírias de Funkeiro

Gírias atuais:

Alemão: Inimigo. Pessoa de um bairro / favela rival. Pessoa de “sangue ruim”, é muito usada por bandidos mas por pessoas comuns da favela e do asfalto também.
Beca: Roupa
Bolado: Revoltado, nervoso, surpreso, espantado, perplexo.
Bombando: Festa que está bombando, divertida.
Bonde: Grupo de amigos da mesma comunidade ou grupo de dança. Ex: Bonde das Maravilhas, Bonde do Tigrão.
Caô: Mentira; Problema. Exemplo: Sua ex namorada tá querendo arrumar caô comigo!
Chapa quente: Lugar ou pessoa que é fogo, onde o negócio está fervendo, ou pessoa que põe para ferver (seja em festas ou em situações perigosas, como brigas ou assaltos).
Colar com: Andar junto com.
Conspirar: Ser falso com os amigos.
Cachorro belga: Forma de falar com amigos de forma engrandecedora, o cão belga é um cachorro de raça, bonito, rápido, esperto… Gíria popularizada por um youtuber cujo nome esqueci…
Demorô: Sinônimo de Jae / já é. É o mesmo que Combinado, Fechado, Formou, pode crer.
Já é / jae: É isso aí, pode crer
Mascarado: Falso, que é contrário do que fala.
Mercenária: Mulher interesseira, que só quer saber de grana.
Pancadão: Batidão típico do Funk Carioca.
Pisante: Tênis
Rapeize: Rapaziada.
Style: Bem trajado, bem vestido.
Top: Legal, da hora. Mlk top / mina top  é o cara ou garota firmeza, de alto nível, que está no topo em termos de beleza, sensualidade e simpatia, etc.
Tá ligado?: Sinônimo de “Entendeu?”, é muito usado no fim das frases. Exemplo: O site funk.blog.br é top, tá ligado
Se pá: Sinônimo de Talvez. exemplo: Se pá eu vou colar no baile de hoje à noite.
Milgrau: Muito calor.
Novinha: As garotas do baile funk, geralmente adolescentes, mas não necessariamente. É uma das gírias mais usadas do momento no mundo do funk.
Vida loka: Metido a bandido (mas não é usado de forma perjorativa) ou que tem o estilo de vida bem louco, que corre perigo, faz loucuras no asfalto (moto ou carro) ou assaltos ousados.
Recalcado / recalcada: Invejoso / invejosa. Muito usado por mulheres
Resenha: Legal, engraçado. Pode ser também ser usado como substantivo, com a frase “resenha com os amigos” significando algo como trocar ideia com os amigos, uma baguncinha, a palavra pode também significar um xaveco com uma mina. Lembrando que o significado correto da palavra resenha é sinônimo de resumo, e também é usada no mundo do funk nesse sentido, principalmente nas músicas do MC Kapela (só quero resenha / resumo = quero ir direto pra cama, nada de namoro ou enrolação)
No sapatinho: Sinônimo de Pianinho, quieto, no seu canto, sem desrespeitar ninguém. Por exemplo, quando a pessoa é nova em um lugar ela tem que chegar no sapatinho até conquistar seu espaço.
Terror: Pessoa corajosa ou muito boa no que faz. Ex: “O muleque é terror na dança”, o DJ é o terror das pistas.
Forgar: Tirar onda, ostentar.
Trombar: Se encontrar com outra pessoa. Exemplo: Mais tarde nóis se tromba no baile. Obs: Fala-se Nóis se tromba mesmo rs.
Patrão: Cara que tem muito dinheiro, é como se fosse um playboy da favela, mas o patrão não sofre a discriminação que os playboys sofrem porque o seu dinheiro é conquistado e não ganhado dos pais sem esforço.
Bonde – Aliança entre galeras. Essa estratégia é correntemente utilizada com o intuito de fortalecer o grupo no interior dos bailes. Turma de amigos que dançam juntos em baile.
MC- a palavra MC significa Mestre de cerimônia (MC é o termo abreviado). É como se chamam os cantores de funk ou rap, o cara que “manda a letra”. O MC canta e o DJ toca.
Medley – sequência de várias músicas juntas, parecido com um set.
0800: Free, de graça. Fala-se principalmente em frevo / baile 0800, onde não se paga pra entrar.
Dar uma moral: Dar uma ajuda, apoiar, dar uma conferida, fortalecer. Exemplos: Me dá uma moral, DJ, toca minha música pra galera; Pode também significar estar interessado, estar a fim. Exemplo: Aquela mina tá me dando moral.
Fortalecer: Dar uma moral,
Moiô, / moiou: Deu ruim, deu errado.
Mó / moh: Abreviação de “maior”, essa gíria funciona como aumentativo. Aquela mina é mó gata, aquele cara é moh x9.
X9: Caguete, traidor, dedo duro. Pode ser usado em quem denuncia alguém para a polícia ou para a esposa / namorada, etc.
TMJ ou tamo junto: É um sinal de amizade, parceria. Ex: Precisando de mim é só falar, tamo junto.
Quebrada: Bairro, cidade. Exemplo: Qual quebrada tu mora, parça? Eu moro na Baixada.
Fluxo: Festa, frevo, etc / tá o fluxo: Tá muito bom, tá dhr
Frente: Traficante que cuida do trafico no lugar do dono da boca quando o mesmo está preso ou que é o segundo no comando, quando solto. Seria equivalente ao cargo de gerente de uma loja
Vapor: O traficante, o vendedor de drogas propriamente dito
Avião / aviãozinho: Quem faz o transporte de drogas de um lugar pra outro, muitas vezes são crianças.
Judaria: Traição (vem da palavra Judas, conhecido por ter traído Jesus), gíria típica de favelados envolvidos no crime.
Aliado: Parceiro, amigo, brother, pessoa com quem você pode contar.
Parça: Parceiro, aliado, mano, brother. Parça pode ser sinônimo de amigo ou pode ser apenas um jeito de falar, como velho, cara, mano, bicho, etc.
Colar: Andar junto, ir ao encontro. Exemplos : Cola comigo que é sucesso, cola aqui no baile que tá uma uva.
Naveira, nave: Carro, de preferência um carro de luxo, mas não necessariamente. Só não pode ser carro velho, como um fusca.
Dar um Salve: Dar um oi, um olá
Rolê / role: Passear, Andar sem compromisso
Disposição: Diz-se da pessoa que é ponta firme, que não dá pra trás, não abandona sua função ou seus amigos na hora do perigo. Muito usado entre criminosos que não fogem na hora de tiroteio, por exemplo.
Coringa: Homem que é vida louca, não necessariamente bandido, mas segue o estilo vilão, bad boy, bem louco (como o Coringa dos filmes). Esse termo foi criado pelo MC Kauan, que segue esse estilo.
Arlequina: A auxiliar do Coringa nos filmes, no submundo do funk é alguém que tem o mesmo estilo bandida, que não se deixa dominar pelo homem, que tem personalidade forte, é estilosa, etc. Como esse termo foi criado pelo MC Kauan o fã clube dele também se descreve como arlequina.
Torro: Dinheiro.
Emocionado: Gíria relativamente nova, criada pelo MC Ruzika, se refere às pessoas que são de mente fraca, se deixam dominar pela emoção, não tem auto controle
Bronks: Gíria criada, creio eu, pelo Murilo Azevedo da Fonte do Funk, e popularizada pelo MC Ruzika, é usada pra se referir a aspectos culturais típicos da favela. Foi inspirada no bairro Bronx, uma região muito conhecida dos EUA pela pobreza, violência, etc, mas é usada de forma positiva, engrandecedora.
Tey: Onomatopéia (palavra que tenta imitar um som) para tiro, usa-se pra reforçar uma frase. Ex: O site Imperador do Funk é brabo, tey!
Avonts: À vontade, de boa, suave
Bandida: Arlequina, mulher que não se deixa iludir pelo homem ou que o ilude, que quer sair com o cara pelo seu dinheiro, etc.
Galo = nota de 50 reais. Essa expressão vem do jogo do bicho, onde o galo é o animal de número 50.
Jogar no bigode: Não entendo bem essa gíria, acho que é jogar a “lama” no ventilador.
Dona = namorada, mulher. Ex: Minha dona tá no baile, não fica de gracinha.
Swag = gíria norte-americana mais ou menos como “estilo” aqui no Brasil (deriva de “swagger” e também pode ser escrito swagga, mas no Brasil usa-se apenas swag mesmo). Ou seja, se você tem estilo e é bom no que faz, você tem swag. Pra ser mais claro, quem segue o estilo swag tem um estilo de playboy mas sem sair do mundo do funk, com roupas que se destacam do resto das pessoas, mais ou menos como nos clipes de hip hop.
Cachorro: Parça, mano. Forma carinhosa / zueira de falar entre amigos. Se for dito por uma mulher pode significar safado, homem que trai, etc.
Picadilha: roupa / estilo como um todo
Chave = da hora, legal. Pode ser visto também como o estilo oposto ao swag, o estilo mais vida louca, bandidão, em vez do playboyzinho swag. A sombrancelha riscada, as cores fortes, aparelhos coloridos, etc, são características do mlk chavoso.
Lupa: óculos
Cê é louco = nossa, uau
Vrau: Chegar com tudo, estar no limite, empolgadaço, é uma gíria difícil de conceituar. Também pode ser usada como um fatality / turn down for what, caso a pessoa dê uma tirada em outra os outros poderiam dizer “vrau!”, é muito usada assim no Twitter. Exemplos de uso: Eu não chego nela, mas se ela chegar em mim eu vrau; Hoje eu tô no vrau.
QZL e QZO: Quebrada Zona Oeste e Quebrada Zona Leste, respectivamente.
Chato, enjoado = Exigente, estiloso. Exemplo: Nóis é feio mas é enjoado, nesse caso a pessoa quer dizer que só se interessa por mulheres tops.
brecar = proibir, parar. Bebida foi brecada. Mexeu com minha mina e foi brecado
Moiou / tá moiado: Deu ruim. Se o baile foi cancelado, por exemplo, dizemos que “moiou”
Mil grau. Signfica muito da hora
4M: Grupo formado pelo MC Pedrinho, MC Kevin, MC Ig e MC PH, entre outros. O 4m tem marca de roupas, boné e tal. 4m significa 4 metas que começam com a letra M: Música, mulher, Money e maconha.
Tudo 2: Gíria exclusiva do Comando Vermelho, quer dizer que tá tudo certo, tudo tranquilo, tudo dominado
Tudo 3: Mesma coisa de tudo 2, mas usado pelo TCP (facção rival). Falar tudo 2 em uma favela do TCP ou vice versa pode trazer problemas sérios ao vacilão.
Travado: Sob o efeito do lança, que deixa a pessoa “travada”

Veja mais em Funk

Autor: weslei

Meu nome é Ueslei Mendes de souza, sou da Cidade de Nova Mutum, sou um dos Sócio do DIARIOword.com, Meu contato para Criticas e Sugestões WHATSAPP : 01465 9 9924-8700 EMAIL : dabrilmendes@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *